Com o passar dos anos, alguns homens começam a apresentar um aumento na frequência da urina, às vezes com esforço para iniciar a urinar.
Essa doença chama-se Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e ocorre por conta do aumento do volume da próstata com o passar da idade. É uma das doenças mais comuns no homem.
O tratamento mais comum para essa doença é o uso de medicamentos que reduzem o volume da próstata. Além deles, existem cirurgias que aumentam o diâmetro da passagem da urina, como a ressecção transuretral de próstata (RTU, a famosa “raspagem”), a cirurgia convencional e mais recentemente, a embolização.
A embolização de próstata é indicada para pacientes que não desejam tomar o remédio ou tiveram efeitos colaterais, para pacientes que não querem ser submetidos a uma cirurgia ou serem sondados ou não têm condições de serem operados por terem outros problemas de saúde ou para aqueles com próstatas grandes que precisam diminuir o tamanho para poderem fazer a raspagem.
É uma opção menos invasiva, com menos tempo de internação aos outros procedimentos cirúrgicos. O procedimento já tem 10 anos de que foi inventado e bons resultados neste tempo. É um procedimento minimamente invasivo, sem cortes, onde a pessoa consegue voltar rapidamente para sua vida normal.
Caso você tenha este problema, converse com o seu urologista sobre esta opção.