EMBOLIZAÇÃO DE MIOMA
O mioma uterino é um tumor benigno que pode causar diversos sintomas na mulher, entre eles dor pélvica e sangramento abundante no período menstrual. Estas lesões podem também não apresentar sintoma nenhum.
O diagnóstico dos miomas é feito pelo ginecologista e confirmado por um ultrassom ou ressonância magnética.
Dependendo do tipo de mioma e seus sintomas o tratamento pode ser com remédios, procedimentos cirúrgicos como a miomectomia que é a retirada do mioma e a histerectomia que é a retirada de todo o útero. A melhor técnica depende de cada caso e deve ser discutida entre a mulher e seu médico.
A embolização dos miomas uterinos é uma opção de tratamento minimamente invasiva, ela consiste em fazer cateterismo na artéria que alimenta os miomas e injetar partículas que interrompem a circulação dele.
Isso faz com que o mioma tenha uma regressão de tamanho, assim aliviando consideravelmente os sintomas como sangramento menstrual em grande quantidade, por muitos dias seguidos acompanhado de dor.
O procedimento é feito em hospital, com sedação e anestesia local. A paciente retorna para casa no dia seguinte.
O INVASC conta com médicos radiologistas intervencionistas altamente qualificados para a realização do procedimento de embolização de mioma uterino.