A panturrilha é o coração da perna. Além de nos fazer caminhar, os músculos das pernas ajudam no retorno no sangue ao coração, por isso eles possuem muitos vasos. Quando a aterosclerose aparece nessas artérias, e pessoa começa a ter dor para caminhar, principalmente nos músculos da panturrilha (a batata da perna) e nos glúteos (os músculos do bumbum). Essa dor acontece depois de uma determinada distância, alivia quando a pessoa para de caminhar e reinicia quando caminha a mesma distância anterior… é bem fácil do paciente observar isso, que se chama “claudicação intermitente”
Conforme a doença progride, a distância de caminhada vai reduzindo progressivamente, até que a pessoa não consegue mais caminhar. Aí a gangrena ou feridas aparecem, e o risco de amputação também.
Por isso, é importante reconhecer estes sintomas e procurar um Cirurgião Vascular logo que as dores nas pernas quando caminhar aparecem. Existem diversos tipo de tratamento para revascularizar os membros inferiores. Remédios, cirurgias e tratamentos endovasculares com cateterismo podem ser utilizados, e diversas tecnologias existem para que se reduzam as taxam de amputação.
De qualquer maneira, a prevenção é fundamental. Não fumar, fazer caminhadas, cuidar a pressão e o colesterol são fundamentais.