Oclusão arterial é a interrupção do fluxo de sangue em uma artéria do corpo. As artérias são responsáveis pelo transporte do sangue no sentido do coração para a periferia, levando oxigênio e nutrientes para todos os locais no nosso organismo. Esta interrupção de fornecimento gera uma série de alterações no metabolismo das células afetadas que em último estágio, se não for reestabelecida a circulação, pode resultar na perda (amputação) da região atingida.
É importante entender que a oclusão pode acontecer de maneira aguda ou crônica.
A oclusão crônica é resultado do processo de envelhecimento natural das artérias com o acúmulo de cálcio e colesterol nas paredes destes vasos. Este envelhecimento pode ser acelerado por predisposição genética ou exposição a fatores de risco como o tabagismo, o diabetes, a hipertensão e uma dieta rica em gorduras. Como o processo de oclusão crônica acontece ao longo de anos ou meses, nosso organismo consegue compensar parcialmente os sintomas desenvolvendo uma circulação colateral. A principal característica da oclusão crônica é a dor na panturrilha depois de caminhar alguns metros e o alívio dessa dor após interromper o exercício.
A oclusão arterial aguda apresenta um quadro bem mais dramático. Como nestes casos há um entupimento súbito por traumas ou por êmbolos (materiais que se soltam na circulação, muitas vezes de origem cardíaca, e ocluem mais distalmente), sem tempo para o organismo desenvolver uma circulação colateral, a dor tem início abrupto e de forte intensidade. Nestes casos é importante que o tratamento definitivo seja realizado de maneira muito rápida pois o risco de amputação é muito maior.
Mas o mais importante é saber que DOR, PALIDEZ E DIMINUIÇÃO DA TEMPERATURA das extremidades são indicativos de que possa existir algum problema circulatório. Se você tem ou conhece alguém que tenha estes sintomas é importante agendar uma avaliação com um cirurgião vascular.
https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/aterosclerose
https://vascular.org/patient-resources/vascular-conditions/peripheral-arterial-disease